quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Mesmo após derrota, Cruzeiro aumenta chances de título


Segundo as estatísticas da UFMG, time celeste tem 93,2% de ser campeão nacional, restando 11 rodadas para o fim da disputa


cruzeiro
Se sustentar a diferença de 11 pontos, Cruzeiro será campeão com três
rodadas de antecedência
Com o tropeço diante do São Paulo, nessa quarta-feira, o Cruzeiro perdeu a invencibilidade no novo Mineirão, quebrou a sequência de 12 jogos sem ser derrotado e ainda deixou de abrir 14 pontos na ponta da tabela. Mesmo assim, a Raposa não reduziu a chance de ser campeão brasileiro, pelo contrário, aumentou, segundo a matemática.

Como o Cruzeiro deu a sorte de contar com o revés do Grêmio na mesma rodada, o time mineiro seguiu com os 11 pontos de diferença para o gaúcho, segundo colocado na tabela do campeonato.

Assim, a Raposa ficou mais perto do título, já que restam menos jogos para o fim da disputa. A lógica é apontada pelo portal “Probabilidades no Futebol” do Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), que cravava que o Cruzeiro tinha 88,9% de chances de título ao fim da 24ª rodada, quando a diferença de 11 pontos já existia em relação ao Grêmio, que sustentava 4,4% contra 3,1% do Botafogo e 2,7% do Atlético-PR, times que compõem o G-4.
Agora que o campeonato chegou à 27ª rodada, a probabilidade de título celeste aumentou para 93,2% contra 4,5% do Grêmio e 1,1% de Atlético-PR e Botafogo. Se a diferença de 11 pontos na tabela for mantida, o Cruzeiro se torna campeão na 35ª rodada.
Entretanto, Cruzeiro e Grêmio ainda vão se enfrentar, na 33ª rodada, no Mineirão. O resultado deste jogo pode praticamente garantir o time azul como campeão ou acirrar ainda mais a disputa, se o Tricolor vencer.
Em relação à Libertadores, a UFMG aponta o Cruzeiro como virtual classificado, com 99,9% de chances de estar no torneio continental em 2014. O Grêmio está com vaga encaminhada, com 87,1%. Botafogo e Atlético-PR  também estão próximos, com 71,1% e 70,9%. O Atlético já está garantido por ter sido campeão este ano.


Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário